O Núcleo de Estudantes de Matemática do Instituto Superior Técnico (NMATH) foi criado em 2012 por um pequeno grupo de alunos da Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação (LMAC) e do Mestrado em Matemática e Aplicações (MMA). Para representar e apoiar o percurso académico de todos alunos de matemática do IST, promover e divulgar a matemática junto da comunidade e promover e divulgar os cursos de matemática do IST, em particular no mercado de trabalho, contamos com uma equipa de dezenas de alunos desses dos dois cursos referidos e, desde 2019, do Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados (MECD).

As atividades do NMATH dividem-se maioritariamente em quatro áreas:

  • A área Recreativa organiza atividades lúdicas de caráter desportivo, social e cultural, promovendo o contacto dentro da comunidade matemática do IST e providenciando momentos de recreação para os alunos. Sessões regulares de xadrez, game nights, sessões de cinema com entrada livre, organização de atividades de voluntariado e participação no Arraial do Técnico são algumas das atividades que esta área tem promovido.
  • A área de Educação realiza atividades e disponibiliza recursos de interesse científico e académico, procurando enriquecer o percurso dos alunos de matemática do IST; por exemplo, mantém em funcionamento o Repositório NMATH, organiza semestralmente uma Feira do Livro, os seminários com alumni Conversas&Futuros e organiza o nosso serviço de matching de Explicações. Para além disso, organiza eventos de divulgação científica para promover o ensino e o gosto pela Matemática nos jovens desde a infância ao Ensino Secundário.
  • A área de Comunicação trabalha com os parceiros empresariais do NMATH para divulgar as nossas atividades bem como os cursos e os alunos de matemática do IST no mercado de trabalho, promovendo iniciativas de contacto entre alunos e empresas. Organiza ainda regularmente workshops, case studies e outras ações de formação.
  • A área de Design é responsável pela linha gráfica do NMATH, desde a criação de merchandising ao material de divulgação de todas as nossas atividades. Em particular, a equipa prepara a linha anual de camisolas de curso, a habitual exposição das Jornadas de Matemática e a revista Ponto Fixo, para além de prestar apoio a todas as restantes áreas.

Em 2015, o NMATH organizou pela primeira vez as Jornadas de Matemática, dois dias de palestras, workshops, exposições e outras atividades destinadas aos alunos de matemática e a divulgar os cursos de matemática e o NMATH junto de todo o público do IST. Desde então, as Jornadas realizaram-se todos os anos, com exceção de 2016, quando a equipa do NMATH se dedicou a outro projeto: o primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Matemática (ENEMath). Fundado no IST, o ENEMath é agora um evento anual que reúne cerca de 200 estudantes de todo o país.