Oradores

Estatística, Modelação Matemática, Geometria, Equações Diferenciais,
E muito muito mais.


João Pimentel Nunes

João Pimentel Nunes licenciou-se em Engenharia Física Tecnológica no IST em 1991 e doutorou-se em Física na Brandeis University em 1996. É professor no Departamento de Matemática do IST desde 1998. O seu trabalho tem incidido sobre problemas geométricos inspirados pela ideia de "quantização". Mais recentemente, este trabalho tem-se focado na ideia de continuação analítica para tempo imaginário de fluxos Hamiltonianos em variedades Kähler.

O teorema da bola cabeluda

Ver mais

Joana Pais

Joana Pais obteve o seu Ph.D. em Economia na Universitat Autònoma de Barcelona. Atualmente, é professora associada do ISEG da Universidade de Lisboa, pertence à direção do centro de investigação Research in Economics and Mathematics (REM) e coordena o XLAB – Behavioural Research Lab. Os seus interesses de investigação incluem áreas como a teoria de afetação (matching theory), o desenho de mercados, a economia comportamental e a economia experimental.

Jogos e desenho de mercados

Ver mais

Bruno Loff

Bruno Loff é um antigo aluno do IST, doutorado em Teoria da Computação pela Universidade de Amsterdão em 2014 e especialista na área de Complexidade Computacional. Foi investigador na Universidade de Carlos (em Praga, na Républica Checa), e é agora professor auxilar na Universidade do Porto. Para ver as suas publicações, consultar o seu site na internet (https://brunoloff.wordpress.com) ou o Google Scholar.

Complexidade Computacional: P, NP e amigxs

Ver mais

Ana Rita Pires

Ana Rita Pires licenciou-se em Matemática Aplicada e Computação no IST em 2005 e doutorou-se em Matemática no MIT em 2010. Depois de várias paragens em Cornell University, Institute for Advanced Studies, Fordham University, e University of Cambridge, está desde 2018 na University of Edinburgh, na Escócia. Faz investigação em geometria simplética principalmente usando aplicações momento e variedades tóricas, e mais recentemente tem-se focado em problemas de geometria simplética quantitativa. Dá as aulas do costume na universidade, mas também já deu aulas de matemática a crianças da escola primária, professores do secundário, no youtube, e numa prisão.

Visita guiada à geometria simplética - um camelo, uma escada infinita, uma melancia na lua, e mais

Ver mais

Ricardo Santos

Ricardo Santos é professor auxiliar da Faculdade de Letras e diretor do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, onde coordena o grupo de investigação LanCog. É co-editor da revista Disputatio (publicada pela De Gruyter / Sciendo) e do Compêndio em Linha de Problemas de Filosofia Analítica. Dedica-se principalmente às áreas da Metafísica e da Filosofia da Lógica, investigando temas como a metafísica do tempo e da modalidade, as teorias da verdade, os paradoxos semânticos e o problema da vagueza.

A revisibilidade da lógica

Ver mais

Emanuel Carneiro

Emanuel Carneiro fez licenciatura e mestrado em Matemática na Universidade Federal do Ceará (2002 e 2004) e um doutoramento em Matemática pela Universidade do Texas em Austin (2005/09), onde foi bolsista do programa Capes/Fulbright. Foi membro do Institute for Advanced Study (IAS) em Princeton, USA em 2009/10, consultor associado da McKinsey & Company em 2010/11 e atualmente é investigador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) no Rio de Janeiro e do Abdus Salam Centre for Theoretical Physics (ICTP) em Trieste. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências de 2014-2018 e Fulbright Visiting Associate Professor na Universidade de Stanford em 2017. É autor de diversos artigos científicos com ênfase nas áreas de: Análise Harmônica, Teoria Analítica dos Números, Teoria da Aproximação e Equações Diferenciais, tendo orientado 5 teses de doutorado até ao momento.

A hipótese de Riemann: um mistério de 160 anos

Ver mais

Eloísa Grifo

Eloísa Grifo é doutorada em matemática pela University of Virginia, fez um postdoc na University of Michigan, e é atualmente professora auxiliar na University of California, Riverside. Os seus interesses de investigação misturam várias áreas da álgebra comutativa, e incluem a aplicação de técnicas de álgebra homológica e de característica prima a diferentes problemas em álgebra comutativa e geometria algébrica.

Potências simbólicas

Ver mais

Tiago Marques

Tiago Marques é professor auxiliar convidado no Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Licenciou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde tirou o mestrado em Probabilidade e Estatística. É doutorado em Estatística desde 2007, pela Universidade de St Andrews, onde é Senior Research Fellow. Nas suas áreas de investigação, está incluída a estimação de abundância e modelação de movimentos de cetáceos.

Modelação do impacto do derrame de óleo resultante da explosão da plataforma Deepwater Horizon nas populações de cetáceos do Golfo do México

Ver mais

Daniel Graça

Daniel Graça é doutorado em Matemática pelo Instituto Superior Técnico. Atualmente é docente na Universidade do Algarve e investigador no Instituto de Telecomunicações.

Algoritmos e números reais

Ver mais

Joel Moreira

Joel Moreira é Professor Assistente na Universidade de Warwick em Inglaterra. Antes disso, tirou uma licenciatura em Matemática na Universidade de Coimbra, fez o doutoramento na Universidade estadual do Ohio nos EUA, e fez um postdoc na Northwestern University, também nos EUA. O seu trabalho foca-se em aplicações da teoria ergódica e sistemas dinâmicos a problemas em combinatória e teoria dos números.

Números para colorir: Teoria Aritmética de Ramsey

Ver mais